A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de fevereiro, a Fundação FHC (Fernando Henrique Cardoso) lança o projeto ‘Cenas da Redemocratização’, que recuperou, digitalizou e catalogou 126 fitas VHS do programa ‘Vamos Sair da Crise’, dirigido e apresentado pelo jornalista Alexandre Machado – foto abaixo – na TV Gazeta de São Paulo, no final dos anos 1980 e início da década de 1990.
O lançamento, idealizado e coordenado por Machado, acontecerá no mesmo dia 23, às 15:00 horas, na sede da Fundação FHC, em São Paulo, com um debate presencial que fará contraponto entre o ambiente vivido naquela época e o cenário sociopolítico atual.
O debate, que contará com a presença dos jornalistas Fernando Gabeira e Eliane Cantanhêde, entre outros, será mediado pelo cientista político e diretor-geral da Fundação, Sergio Fausto. A apresentação será de Alexandre Machado, que além de ter passagens por diversos meios de comunicação, é o idealizador e coordenador do projeto. Perguntas como o que explica um Brasil melhor, mas de pouca esperança e como recuperar a esperança na democracia serão debatidas por lá.
Em um ano de eleições tão importante quanto 2026, esse debate é fundamental para quem quer e precisa entender os caminhos que nos trouxeram até aqui. Longe dos ataques mútuos das redes sociais, ‘Cenas da Redemocratização’ é uma oportunidade para se debater os caminhos que queremos seguir daqui em diante. Material para isso, com certeza, não falta, ao contrário, o acervo é enorme e possui registros históricos do surgimento do PT e do PSDB, além de lideranças como Fernando Henrique Cardoso, Lula e Leonel Brizola, entre outros.
A partir do lançamento de ‘Cenas’, o acervo estará disponível para pesquisas, sendo possível ter acesso aos 126 programas na íntegra, com suas transcrições e descrições. A inscrição para participar do evento presencial, no dia 23 de fevereiro, às 15:00 horas – pode ser feita através deste link.



















